quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Riscos da Gravidez depois dos 40 anos


Longe dos tempos em que o mercado de trabalho era dominado pelos homens, hoje a maioria das mulheres trabalham fora, e algumas com foco prioritário na construção da carreira. Essa mudança social trouxe consequências em relação ao planejamento familiar: as mulheres estão engravidando cada vez mais tarde, muitas depois dos 40 anos. A cada seis gestantes atendidas atualmente no Hospital das Clinicas de São Paulo, uma tem mais de 35 anos. Na década de 1970, comparativamente, essa taxa era de uma em cada 20 mulheres. Entenda quais são os riscos e os cuidados de uma gravidez tardia.
" Para a mulher, a idade avançada está associada ao aumento na incidência de diabetes gestacional, hipertensão específica da gravidez, abortamentos, prematuridade e distócia fundamental,quando o trabalho de parto não evolui na velocidade esperada. Para o bebê, os riscos estão associados a alterações cromossômicas ou estruturais, como a síndrome de Down", segundo Dr. Gilberto da Costa Freitas, especialista em reprodução humana.
O  obstetra Dr. Adolfo Leão, do ambulatório de obstetrícia do Hospital das Clínicas, afirma que até 25% das gestações em idade materna avançada resultam em aborto". A taxa de bebê prematuros também é mais alta e chega a 15% devido as complicações como diabetes e a hipertensão.
Portanto mamães que quiserem engravidar após idade de risco, muito cuidado, façam um bom acompanhamento como seu médico, para diminuir esses impactos nas mães e nos bebês, como diagnósticos precoces.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E ai goustou? vai sair sem comentar? Comente ...